Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Escola para Pais (e Filhos)

Dúvidas sobre o site?
facm.martins@gmail.com
Dúvidas sobre o Projecto?
escoladepaislagoa@gmail.com
Última Revisão:
17.Março.2010

Ser Criança

"...O desafio consiste, para nós-pais,
para nós-adultos,
que vivemos com ou que acompanhamos uma criança,
em permitir que ela realiza
o acto mais doloroso
para cada um:
crescer, diferenciar-se de nós,
e permitir, assim, que ela nos deixe,
se separe de nós,
se afaste em direcção aos riscos
e aos prodígios da vida."

SALOMé, J.

O ser humano é de todos os seres vivos, aquele que tem um crescimento e um desenvolvimento mais lento.

A figura da mãe é aquela que tem mais importância na vida de uma criança, sobretudo nos primeiros meses de vida.

Ao nascer, ela recebe duas grandes heranças: uma genética e uma cultural; e depara-se com dois grandes desafios: sobreviver e adaptar-se.

As crianças são o tesouro do futuro... são os homens e as mulheres de amanhã!!

A criança em conjunto com o pai e a mãe formam a familia. Estes são a bússola da criança, são quem a orienta... sem a qual o seu futuro é difícil.

A criança vai formando a sua personalidade, a sua identidade, vai construindo o seu pensamento... o seu EU... que será o resultado da experiência de ser criança, ser filho, ser aluno, ser amigo, uma vez que família, escola e grupo de pares são os três grandes agentes socializadores, sem eles a criança permanece uma tábua rasa.

O seu crescer, a sua capacidade de ter autonomia aliada a um pensamento que vai tornando próprio, forma o que uma criança é!

Assim, os nossos filhos, as nossa crianças não são nem serão o desejo dos pais ou a necessidade destes, são sim o resultado de um conjunto de situações, entre as quais se coloca o desejo e a fantasia dos pais, contudo, sabemos que isso não é amar a criança. Sabemos sim que o amor não é egoísmo, então devemos permitir que as crianças se desenvolvam e coloquem as suas necessidades reais e que caminhem no sentido de serem os médicos, os políticos, os mecânicos de amanhã, etc., que sejam aquilo que de facto são, seres humanos que aprendem na escola da vida a serem homens e mulheres de amanhã.

E cabe a nós pais e a nós cidadãos zelar por estes pequenos seres em desenvolvimento.

No fundo, todo e qualquer adulto tem a responsabilidade de permitir e facilitar o crescimento, a autonomia e a educação de uma criança, pois como já referimos anteriormente a criança é o tesouro do mundo, quiçá o único tesouro!!